
Rogério Ceni critica duramente o VAR após derrota do Bahia para o Atlético-MG
Por Redação
06/11/2025 às 11:45

Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Após a derrota do Bahia para o Atlético-MG, na noite desta quarta-feira (5), o técnico Rogério Ceni não poupou críticas à arbitragem, especialmente ao árbitro de vídeo Rafael Traci, responsável pelo VAR da partida. Em entrevista coletiva após o apito final, o treinador demonstrou forte indignação com duas decisões que, segundo ele, influenciaram diretamente no resultado do jogo.
Os principais lances contestados pelo Tricolor foram um pisão de Alonso em Michel Araujo, logo no primeiro minuto da partida — que não foi revisado pelo vídeo —, e a expulsão de Kanu, punido por um suposto DOGSO (negação de uma clara oportunidade de gol).
“Poderia fazer uma análise técnica do jogo, mas o jogo começa em Inter x Atlético-MG, quando o Hulk foi expulso. Hoje, o jogo foi ditado nesse ritmo. Rafael Traci, que fica escondido, teve a coragem de chamar o lance para expulsão de Kanu, mas não chamou para o lance do Michel [Araujo], que teve o meião rasgado. O que vai ser feito com esse senhor? O VAR não teve a coragem de dar nem um amarelo”, desabafou Ceni.
Apesar de afirmar que o árbitro principal, Davi de Oliveira Lacerda, “fez um jogo ok”, o técnico reforçou suas críticas ao responsável pelo vídeo. “Não é que o árbitro seja ruim, mas o senhor Rafael Traci no VAR… o que acontece com ele? Como ele vai explicar aquele lance que é expulsão clara? Sabe o que vai acontecer? Nada. Esse é o futebol brasileiro. O lance do Michel Araujo é mais propício para vermelho ou o do Kanu? O senhor Rafael Traci teve a coragem de chamar para o lance do Kanu — ele é muito corajoso lá de cima, aqui no campo do Atlético”, ironizou.
Ceni também apontou o que considera um problema estrutural na arbitragem nacional. “O lado que vai vencer o jogo é o lado que o VAR resolve interferir no futebol brasileiro”, afirmou.
Questionado sobre o que é necessário para melhorar a arbitragem no país, o treinador reiterou sua insatisfação e pediu mais transparência. “No último jogo eu falei, expliquei, pode replicar. Só peço sinceridade de vocês, olhem o lance do Michel Araujo. Se o futebol brasileiro quer melhorar, olhem esse lance e digam se não é para cartão vermelho. O cara do VAR não chamou esse lance tendo todas as câmeras. Amanhã ele vai estar em outro jogo. Hoje em dia, no Brasil, o VAR direciona a partida como quiser. Não era interessante para ele expulsar o jogador do Atlético-MG hoje. O rosto do árbitro do VAR precisa ser colocado, apresentado, se não só a gente sofre com a pressão. Vai dizer que isso é justo?”, concluiu.
Com o resultado, o Bahia segue pressionado na reta final do Campeonato Brasileiro, enquanto o Atlético-MG manteve a boa fase e segue brigando pelas primeiras posições.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Faça seu comentário
Relacionadas
Ver maisCampeonato Brasileiro de 2026 terá impedimento semiautomático a partir da primeira rodada
11/11/2025 às 12:30
Por Redação
Baiano Cacauzinho Neto, de 14 anos, conquista vaga inédita para o Wodapalooza Miami Beach 2026
10/11/2025 às 11:42
Por Redação
Davide Ancelotti elogia torcida do Vitória após empate com o Botafogo
10/11/2025 às 10:51
Por Redação

